domingo, 6 de novembro de 2011

O CIRCO CHEGOU -LITERATURA DE CORDEL

OLÁ ,                                              
 PITUXOS ( Amiguinhos
                        e
          PITUXAS ( Amiguinhas ) 


VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DE LITERATURA DE CORDEL ??? NÃO  ???
QUE TAL ENTÃO APRENDERMOS UM POUCO SOBRE ESSA ARTE TÃO ANTIGA ?


ORIGEM - Foi em Portugal que surgiram essa espécie  de poesia popular , que é impressa e divulgada na forma de xilografia com desenhos e clichês zincografados ... eram expostos amarrados em cordões e vendidos em lojinhas populares e até mesmo nas ruas . 


E foi por meio dos portugueses que a literatura de cordel chegou ao nosso país , o BRASIL ; lá pelo século XVIII ; onde se tornou muito popular , principalmente no Nordeste do país ... e ainda nos tempos atuais podem ser encontrados sendo vendidos  em feirinhas populares ! 


 Um grande sucesso se deve talvez ao custo barato das publicações e também ao toque de humor de muitos deles , além de retratarem o cotidiano das pessoas , da região ou das cidades . Tendo alguns temas nos livrinhos como : milagres , festas ,  brigas , vida dos cangaceiros , morte de personalidades , disputas políticas , relacionamento  humano ... etc ;  é lógico até o Circo  é  retratado . 


Muitas vêzes esses poemas podem ser acompanhados por música de violas e até recitados em pracinha públicas  .


Vejam um exemplo da Literatura de Cordel , que tem o Circo como tema ... as ilustrações são de ERIVALDO  , o texto é de GONÇALO FERREIRA DA SILVA  e direitos da ACADEMIA BRASILEIRA DE LITERATURA DE CORDEL .


            



























                                            EM BREVE OUTRAS NOVIDADES ...
       CURUPACO PAPACO PAPACO
              BEIJOS DO  XIXI

Um comentário: