sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PALHAÇOS ANTIGOS - BENJAMIM DE OLIVEIRA

catracalivre.folha.uol.br

cifrantiga3.blogsspot.com
Conheça a história do primeiro  PALHAÇO  negro do Brasil, que foi o pioneiro do TEATRO CIRCENSE .
O mineiro BENJAMIM DE OLIVEIRA nasceu em Pará de Minas, na Fazenda dos Guardas, em 11 de junho de 1870,  seus pais Malaquias  e Leandra trabalhavam como escravos. Ele teve uma infância cheia de privações e segundo suas memórias passava dias comendo abóbora e fubá.  Aos 12 anos,  fugiu da fazenda para se aventurar pelo mundo, tentando levar, uma vida   menos triste e menos sofrida que seus pais  , e acabou sendo prisioneiro de ciganos que  o queriam  vender  como escravo. Felizmente isso não ocorreu ,  ele conseguiu fugir novamente.Começou a trabalhar no CIRCO SOTERO em funções muito simples , entre outras : lavando lonas, cuidando e alimentando os animais, arrumando o picadeiro ; e posteriormente sendo acrobata e trapezista . Funções essas comuns a pessoas  de cor da época , mas não seria o caso do jovem BENJAMIM, que era dedicado em tudo o que fazia e sempre o fazia da melhor forma possível. Até que um dia algo inesperado ocorreu...o palhaço mais famoso do CIRCO estava doente e como ninguém quis a responsabilidade de fazer o exigente público cair nas gargalhadas... coube ao pobre   BENJAMIM essa árdua tarefa, tudo por acaso , mas que parecia ter sido escrito no destino do futuro    ''  MAIOR PALHAÇO DE TODOS OS TEMPOS " . Mas um palhaço negro? Isso era novidade e BENJAMIM teria que se superar cada vez mais.
Continuou atuando e sendo vaiado, palhaço sem graça, .até que um dia jogaram-lhe, no picadeiro, uma coroa de capim, ele iria se sair bem porque sempre teve tantas dificuldades que a vida lhe ensinou a ser um improvisador nato , ele disse: “Se a JESUS  lhe deram uma coroa de espinhos, porque não devo aceitar uma de capim?” E, dizendo isso, colocou a coroa de capim sobre sua cabeça. O público aplaudiu. Ele aproveitou as críticas para se aperfeiçoar na arte da comédia e se tornar um sucesso !!! O artista passou a ser cantor, instrumentista, músico, produtor ,além de acrobata e excelente em tudo o que fazia.Uma novidade ! Um sucesso nunca visto !
Palmas , muitas palmas após cada apresentação.
BEIJAMIM começou a se aprofundar no teatro criou uma nova forma de fazer teatro a partir do circo. Assim, a arte clássica e burguesa, como a de Shakespeare,  ganharam uma  leveza circense. Pintando seu rosto de branco, chocava e criava novidades na  SEMANA SANTA , interpretando  JESUS CRISTO, ao mesmo tempo que  provocava e inovava : o mais interessante isso  agradava ao público !!!  Que coragem, um ator negro pintar o rosto de branco , para representar JESUS , imagine isso naquela época ! 
Em 1893  ganhou o papel de palhaço principal do CIRCO SPINELLI e ainda hoje é considerado o ' REI DOS PALHAÇOS'  .
BENJAMIM também se embrenhou em outros campos da arte como  na  música,  filmes e  livros. Em 1908 interpretou um índio no filme “Os Guaranis”, de Antonio Leal, uma adaptação ” de José de Alencar. Entre os atos, cantava , alegrando ao público entre outras coisas :  cantigas, modinhas sempre   acompanhados ao violão. As peças teatrais “O diabo e o Chico”, “Vingança operária”, “Matutos na cidade” e “A noiva do sargento” foram obras desse artistas fenomenal.
BENJAMIM  falece, na pobreza., no dia 3 de maio de 1954 .Mas permanece sendo o  " REI DOS PALHAÇOS ",.sendo um marco na arte circense que precisa sempre ser lembrado por todos nós !!!

brunaprado.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário